segunda-feira, junho 13, 2005

Que Educação para o Concelho?

Se se falasse em Educação em Setembro passado, era inevitável que o tema passaria pela Colocação de Docentes; se o assunto da Educação fosse lançado em Abril, o tema seriam os baixos resultados obtidos por Portugal no estudo PISA, relativamente ao desenvolvimento de competências em Matemática; se hoje falamos de Educação, o assunto focado passará sem dúvida pelo aviso de greve dos professores e pelos exames nacionais...
Todos estes são no entanto temas que depressa caem/caíram no esquecimento de milhares de professores, alunos e pais... Podemos então dizer que a Educação é um tema de “modas”?... Espero que não...
Pois bem; lanço hoje o debate sobre Educação, mas não para falar de greves nem de exames nacionais... Quero ir mais longe – o que queremos da Educação? O que queremos da Escola? O que queremos de cada membro da Comunidade Educativa – Aluno, Encarregado de Educação, Professor, funcionário não Docente... Dir-se-á que são perguntas filosóficas, mas, quanto a mim, são perguntas fundamentais que no dia-a-dia da Escola são muito pouco debatidas, com a desculpa (talvez real...) de que não há tempo, pois este é preciso para preencher grelhas, para elaborar relatórios, para desenhar projectos muitas vezes imaginários...

É fundamental que haja uma estratégia concelhia para a Educação, por forma a que haja uma actuação coerente e concertada, estratégia essa que resulte da participação de Alunos, Pais, Pessoal Docente e Não Docente, Autarquia, Associações/Instituições Locais.

Como ideias base para essas linhas estratégicas, avanço para já com duas:

  • Apostar num sistema de Avaliação de Escola que tenha em vista uma efectiva melhoria das condições de Ensino/Aprendizagem;
  • Olhar cada Escola como um espaço de formação e desenvolvimento da comunidade em que se insere, alargando públicos e horários.

domingo, junho 12, 2005

Torres Vedras, Marca Registada - Gastronomia

Um dos campos de intervenção principais do "Torres Vedras - Marca Registada", um programa de promoção turística do concelho, deveria ser a Gastronomia. Os vectores a privilegiar seriam os vinhos, a doçaria e os restaurantes.

1.Vinhos : Depois da falência da Adega Cooperativa, será necessário haver um incentivo à criação de uma empresa vinícola que promova a marca Torres Vedras, vinhos de qualidade. Colocando à disposição dos produtores os canais de contacto com críticos e outros promotores vinícolas, organizando uma mostra de pequenos produtores e incentivando a sua formação e participação em eventos internacionais.

2.Doçaria: Tendo a nossa cidade um doce tradicional que, à partida, já beneficia de um conhecimento alargado da parte da população, os produtores deveriam ser incentivados a usar canais de comercialização mais alargados, como em hipermercados e estações de serviço. Ao mesmo tempo, deveria ser criada a Casa do Pastel de Feijão, cimentando aí um produto de tradição e qualidade, para um público mais exigente.

3.Restaurantes: Promovendo duas rotas de restaurantes, um destinado ao público que procura sabores do mar e outro destinado aos sabores do campo, criando um guia classificado dos restaurantes que promovesse as suas especialidades.

Apostando nestas três vertentes, com Torres Vedras, Marca Registada, encontraríamos uma forma eficaz de promover o turismo no nosso concelho.

segunda-feira, junho 06, 2005

Qual a estratégia para o Investimento Municipal - Avaliação de Serviços Municipais

O investimento público Municipal deverá ser fundamentalmente destinado à promoção do desenvolvimento regional e para elevação do bem-estar da população.
Os projectos de investimento público deverão ser encarados como projectos estratégicos e deverão passar pelos seguintes fundamentos:
Onde estamos? (Diagnóstico)
Aonde queremos ir? (Objectivos Macro)
Como iremos? (Metas e Programas)
Como estamos indo? (Monitorização)
Que a continuidade? (Sustentabilidade)

Um projecto quando concluido deverá ser objecto de avaliação.
Que conseguimos? (Avaliação)

Sugiro pois nesta fase que antecede as Eleições todos os Serviços Muncipais deverão ser avaliados de acordo com os objectivos estratégicos e respectiva missão.

Como 1º Serviço a analisar - Sugiro o Transito e Estacionamento.

domingo, junho 05, 2005

Governar bem é realizar acções de antecipação estratégica

Gerir a coisa e a causa pública terá de passar por uma melhoria da aplicação dos dinheiros públicos.

O normal desenvolvimento das funções dos governos locais e a sua influência para o melhoramento do bem-estar das comunidades locais levaram à criação de novos serviços e a uma expansão desmesurada das suas actividades.

O aproveitamento dos apoios Europeus, a desconcentração e regionalização de algumas funções do Governo Central levaram à realização de inúmeros investimentos sem o cuidado de verificar a sua sustentabilidade.

Verificaram-se nos últimos 10 anos a duplicação das receitas e despesas dos Municípios.

O ciclo de aumento das receitas e das despesas terminou. Com menos dinheiro os Autarcas terão que resolver os problemas existentes e prestar e melhorar os serviços de utilidade pública.

Para tal temos de exigir novas formas de governação dirigidas fundamentalmente para a antecipação estratégica.

A mudança passa por utilizar os orçamentos públicos de acordo com o paradigma - poupe o dinheiro público e invista-o de forma sustentável.