quinta-feira, maio 12, 2005

Um contributo para a cidadania

Tenho 46 anos. Nasci, morei e vivo na Cidade de Torres Vedras, na Freguesia de São Pedro.
Tenho como referência e um dos dias mais felizes da minha vida o 25 de Abril de 1974.
Foi o fim da Guerra Colonial que já estava a atormentar a minha família, foi a Liberdade, foi a possibilidade de podermos votar e escolher os nossos governantes. Cometi os normais exageros da época. Estive filiado na UEC até 1978, desde essa data nunca mais tive nenhuma ligação partidária.
Quis criar o meu espaço de liberdade, fundei com um grupo de amigos o Jornal Área e a Cooperativa de Comunicação e Cultura, fiz rádio pirata.
Desde há alguns anos tenho estado ligado à Associações de Pais e Encarregados de Educação, actualmente sou o Presidente da Associação de Pais das Escolas Secundárias de Torres Vedras. Profissionalmente sou consultor de organização e informática e Responsável Comercial do Sector Público de uma Multinacional de Tecnologias de Informação.
Entendo que as Administrações Públicas estão actualmente perante o seu maior paradigma que é estarem abertas à participação do cidadão comum no debate e tomada de decisão e na difusão do conhecimento, juntando aos meios tradicionais de comunicação as facilidades que nos dão as novas tecnologias.
Que meios, que atitudes deverão ter as autoridades locais para aumentar a participação democrática do cidadão?

Sem comentários: